sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

URSO POLARES

 

WASHINGTON – Dois terços dos ursos polares do planeta – cerca de 16 mil – podem desaparecer até 2050 por causa do acelerado derretimento das geleiras.


segundo denunciou o U.S. Geological Survey, órgão de pesquisas geológicas dos Estados Unidos, em relatório publicado nesta sexta-feira.
Os dados do estudo foram compilados durante seis meses por cientistas americanos e canadenses atuando no Ártico. De acordo com eles, o gelo oceânico na região está desaparecendo mais rapidamente do que se previa. O objetivo principal do estudo é determinar se o urso polar deve ser incluído na lista de espécies em extinção.


Os cientistas concluíram que até metade deste século os ursos polares vão perder 42% da área que têm disponíveis para viver durante o verão no Pólo Norte, onde eles caçam e se reproduzem.
Até 2100, prossegue o estudo, a grande maioria dos ursos polares da Terra já terá desaparecido. Na entrada do próximo século, acreditam os pesquisadores, só haverá população da espécie na ilhas do Ártico canadense e na costa oeste da Groenlândia.


Em janeiro, o Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos EUA propôs listar o urso polar como espécie ameaçada, de acordo com a Lei de Espécies em Risco, destacando que o animal precisa do gelo marítimo como plataforma para caçar focas, sua principal fonte de alimento. O estudo publicado nesta sexta-feira foi enviado ao órgão. Uma decisão sobre o tema deverá ser tomada no início do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário